Quando o inverno chega, a busca por vinhos para aquecer as noites frias torna-se um verdadeiro prazer. Contudo, escolher a bebida ideal pode ser um desafio, especialmente com tantas opções disponíveis, entre tipos, castas e características sensoriais. 

Além disso, é preciso encontrar um vinho que realmente faça jus ao clima frio e aos pratos típicos dessa época. 

Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão, a UVVA preparou uma seleção exclusiva de rótulos para esta estação, destacando vinhos para o inverno que prometem transformar seus momentos em experiências únicas. 

Confira, neste artigo, quais são os vinhos para beber no inverno e receba a estação em grande estilo.

Qual o vinho adequado para tomar no inverno?

O melhor vinho para tomar no inverno depende da preferência de cada apreciador, mas algumas opções clássicas incluem os tintos.

Em geral, os vinhos para o inverno devem ser escolhidos com base na intensidade e na complexidade da bebida, buscando rótulos que proporcionem uma experiência satisfatória para as noites mais frias.

Vinhos tintos

Os tintos são geralmente a primeira escolha quando pensamos em vinhos para beber nos dias frios. Eles são conhecidos por serem mais encorpados e elegantes, com sabores complexos que harmonizam com pratos típicos da estação, como carnes, queijos e massas.

Nesse caso, vinhos tintos produzidos a partir de variedades como Syrah, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot são muito populares no inverno por conta de sua estrutura e taninos firmes. Dessa forma, eles proporcionam uma degustação mais complexa.

 

 

Vinho branco no inverno: pode?

Sim, pode! Embora sejam menos procurados, os brancos também são boas opções de vinhos para o inverno

Variedades como Chardonnay e Sauvignon Blanc, especialmente após estágios em barricas de carvalho, oferecem complexidade e estrutura ideais para combinar com pratos como aves assadas e frutos do mar.  

Além disso, os rótulos brancos podem ser interessantes nos dias frios devido à acidez refrescante que contrasta com os pratos pesados da estação.

Como tomar vinho no inverno?

Não existem respostas certas quando se trata de degustar vinhos por prazer. Mas, claro, é possível fazer deste momento uma experiência que vai além de uma simples degustação.

Confira, a seguir, algumas dicas para aproveitar ao máximo seus vinhos para o inverno.

Temperatura

Quem opta pelos tintos como vinhos para o inverno deve servir a bebida a uma temperatura entre 16°C e 18°C para melhor apreciação. Os vinhos brancos, por sua vez, devem ser servidos mais frescos, mas não gelados, idealmente entre 10°C e 12°C.

Decantação

A decantação é o processo de transferir o vinho da garrafa para um recipiente de vidro ou cristal, materiais que não interferem no sabor da bebida. O procedimento tem duas finalidades principais: separar o vinho dos sedimentos que podem ter se formado com o tempo e permitir que ele “respire”. 

Quando em contato com o oxigênio, os aromas e sabores do vinho se abrem e se intensificam, proporcionando uma melhor experiência de degustação, especialmente no caso dos tintos.

Harmonização

A harmonização de vinhos é um assunto complexo e exige uma análise minuciosa do prato e de seus ingredientes. Para isso, a degustação dos seus vinhos para o inverno deve ser feita com pratos que complementam o perfil da bebida escolhida. Nesses dias, pratos como ensopados, carnes assadas e queijos são ótimas pedidas.

Vinhos para o inverno para aproveitar os dias frios

Nos dias frios, não há nada mais reconfortante do que desfrutar de um bom vinho que aquece o corpo e a alma.  

A UVVA oferece uma variedade de rótulos que são perfeitos para a estação. A seguir, confira as opções de vinhos para o inverno, entre tintos e brancos, para aproveitar a estação.

Cordel

O Cordel é um blend de Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec com aroma predominante de frutas vermelhas e frutas negras bem maduras. Possui acidez equilibrada, taninos maduros e aveludados, e finaliza com notas de ameixa desidratada. 

É um bom vinho para os dias frios, pois oferece uma experiência rica e complexa que aquece o paladar, além de expressar a singularidade do terroir da Chapada Diamantina.

Diamã

O Diamã é um blend de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec, Merlot e Petit Verdot que combina frutas maduras com a elegância de 12 meses de envelhecimento em carvalho francês. 

Possui acidez viva, taninos de médio a longo corpo, maduros e sedosos. No retrogosto, apresenta notas de frutas vermelhas em calda, com um toque de especiaria seca (pimenta-preta).

Pinot Noir

O Pinot Noir da UVVA é um vinho delicado, elaborado em conceito de microlote. Com estágio de quatro meses em barricas para 60% do vinho e os outros 40% em tanques de aço inox, ele apresenta notas frutadas de cereja e morango, nuances de especiarias como pimenta-preta e um dulçor de geleia de morango. 

Este é um dos vinhos para o inverno recomendados por sua leveza, mas que oferece a complexidade ideal para complementar a atmosfera do inverno.

Cabernet Franc 

Vinho elaborado com 100% de uvas Cabernet Franc, vinificado com tiragem limitada e exclusiva. Este rótulo passou por um estágio de seis meses em barricas de carvalho americano e sete meses em carvalho francês.

É um varietal distinto, elegante e equilibrado, uma bela expressão do terroir local – um dos exemplares de vinhos para beber no inverno que encanta os paladares.

Petit Verdot

O Petit Verdot é outro destaque da UVVA elaborado em conceito de microlote. Este vinho maturou por 12 meses em barricas de carvalho francês de primeiro uso, apresentando uma textura rica e taninos firmes. 

Com acidez vibrante e retrogosto de frutas vermelhas e negras, finaliza com notas de chocolate amargo, proporcionando uma experiência marcante para os dias frios. 

Syrah 

O Syrah da UVVA é um varietal que expressa a singularidade do terroir da Chapada Diamantina. Este vinho estagiou por 12 meses em barricas de carvalho francês, resultando em uma bebida sofisticada e equilibrada. 

Com notas de frutas negras, pimenta-preta e um toque sutil de frutas desidratadas, o Syrah é uma excelente escolha para harmonizar com pratos robustos de inverno​.

Cabernet Sauvignon

O Cabernet Sauvignon é elaborado em conceito de microlote, com tiragem limitada e exclusiva. Após passar por fermentadores de carvalho francês, o rótulo maturou por mais 12 meses em barricas do mesmo carvalho. 

O resultado é um vinho sedoso e elegante, maduro e estruturado, com notas aromáticas de frutas negras, pimenta-preta e menta – perfeito para harmonizar com pratos de carne vermelha e queijos curados.

Sauvignon Blanc

O Sauvignon Blanc da UVVA é elaborado com uvas colhidas à mão – um vinho harmonioso, equilibrado e com personalidade. Apresenta notas aromáticas de pera, broto de tomate e toques sutis de maracujá e grama cortada. 

É uma excelente escolha de vinho para o inverno para harmonizar com frutos do mar e pratos leves.

Chardonnay Microlote

O Chardonnay Microlote da UVVA é elaborado com uvas colhidas à mão. Este vinho passou por um estágio de seis meses em barricas de carvalho francês, o que conferiu uma complexidade aromática única à bebida. 

Com notas de pêssego, toranja, baunilha e um toque mineral, é um dos vinhos para o inverno ideal para acompanhar aves assadas e pratos com molhos cremosos.

Como comprar os vinhos UVVA?

Existem duas formas de adquirir seus vinhos para o inverno: presencialmente e comprando on-line.

A UVVA está de portas abertas para receber visitantes em sua sede, em Mucugê, e mantém um canal de e-commerce disponível para você escolher seu vinho preferido e receber em qualquer ponto do país.

Saiba mais sobre cada uma das opções de compra.

Loja da vinícola

Os vinhos estão disponíveis em um espaço exclusivo na sede da vinícola, em Mucugê. É a opção ideal para quem deseja unir enoturismo e aquisição de microlotes e edições exclusivas, vendidos apenas em nossa loja física. 

Contudo, a aquisição dos produtos é apenas o “grand finale” de uma experiência que se torna completa e inesquecível depois que você tem a oportunidade de combinar um dos nossos tours com gastronomia, cultura e arte. 

Após cumprir todas as etapas dessa deliciosa jornada pelo mundo dos vinhos, uma equipe especializada recebe visitantes em uma loja especial, que funciona de terça a domingo, das 9 às 18 horas.

E-commerce

Os produtos da UVVA também estão ao seu alcance em poucos cliques. Ao acessar o site oficial, você pode navegar pelas opções de rótulos e suas respectivas informações.

Os vinhos nacionais podem ser adquiridos de forma prática e segura via e-commerce. Além disso, eles são entregues em qualquer lugar do Brasil, com o mesmo cuidado que dedicamos ao atendimento presencial em nossa sede.

Brinde a chegada do inverno com os vinhos da UVVA

Independente do gosto pessoal, o importante é brindar a chegada do inverno com um vinho que agrade o seu paladar. Seja um tinto encorpado ou um branco estruturado, a UVVA tem opções para todos os gostos.

 Clique aqui e explore os rótulos UVVA para aquecer suas noites de inverno.

Ver Todas