Imagine-se imerso em um ambiente no qual os aromas e os sabores se desdobram delicadamente, revelando segredos guardados nos vinhedos e no trabalho habilidoso dos enólogos. Essa é a experiência de uma degustação guiada: uma celebração da história, da arte e da paixão presentes na elaboração de cada garrafa. 

Além disso, essa é uma atividade educativa e saborosa que permite aos participantes explorar, apreciar e entender os diferentes tipos de vinho.

Junte-se a nós e explore os mistérios por trás da degustação guiada, com detalhes sobre  o processo, a finalidade e os atrativos de participar de um tour completo na UVVA.

Como funciona uma degustação guiada?

Uma degustação de vinhos geralmente é um processo que ocorre em etapas e permite àqueles que participam avaliarem as características, a origem e os métodos de produção envolvidos na produção dos vinhos. 

A atividade pode variar dependendo do contexto, do local, da estrutura da vinícola e de alguns outros fatores que vamos explorar neste artigo.

Qual é a finalidade de degustar um vinho?

Essa é uma resposta que depende muito dos objetivos de quem participa de uma degustação. Assim, a degustação de vinhos pode ser tanto educativa ou avaliativa quanto uma atividade de socialização.

Ela pode ser educativa para quem busca aprender como diferenciar vinhos, conhecer melhor as regiões vitivinícolas, descobrir técnicas de vinificação e entender as características das diferentes cepas e terroirs.

No contexto avaliativo, ela é direcionada à avaliação da qualidade, do estilo e do potencial de guarda dos vinhos. Geralmente, essa modalidade de degustação é realizada por profissionais da área que buscam compreender os aspectos técnicos da bebida.

E por último, mas não menos importante, a degustação pode ser uma atividade de socialização. Degustações guiadas são, muitas vezes, eventos nos quais as pessoas podem compartilhar experiências, descobertas e apreciar a complexidade e a variedade de sabores que o vinho pode oferecer enquanto se divertem com aqueles de que gostam.

 

Quem participa da degustação guiada na vinícola?

A degustação guiada é conduzida por um especialista na área, como enólogos e sommeliers

Na UVVA, ela é feita durante os tours e conduzida por enólogos, os principais responsáveis por apresentar os vinhos, ensinar sobre vinificação, explorar as características dos rótulos e do terroir da região e responder às suas dúvidas sobre essas questões.   

Os especialistas da vinícola também compartilham informações técnicas sobre manejo e permitem aos visitantes conhecer a cave onde os vinhos estagiam.

Degustação guiada na prática: quais aspectos são observados?

Na prática da degustação guiada, diversos aspectos são observados para explorar as características únicas de cada vinho. Dos aromas aos sabores, passando pela cor e pela textura, cada elemento é cuidadosamente analisado para proporcionar uma experiência sensorial completa e enriquecedora.

Entenda, a seguir, quais são os aspectos observados e evidenciados aos apreciadores de vinhos. 

Visualização dos vinhos 

O início de uma degustação envolve a avaliação visual, na qual são observados os aspectos, como a cor e a clareza do vinho, que podem indicar o tipo da uva e até sugerir a idade dos rótulos. 

A presença de sedimentos também sugere os métodos de vinificação e oferece pistas sobre o vinho ter sido filtrado ou não – característica que pode preservar certos aromas e sabores. 

Aromatização 

Na segunda etapa, os visitantes cheiram os vinhos para a identificação dos aromas. Essa parte da análise revela as características olfativas dos rótulos, divididos em primários, secundários e terciários. 

Os aromas primários vêm das uvas e são ativados naturalmente ou criados durante a fermentação, são aqueles cheiros que geralmente remetem a frutas e flores.

Os aromas secundários surgem durante e após a fermentação da bebida, resultando da interação entre as leveduras utilizadas e o suco da uva. As condições escolhidas pelo enólogo, como a temperatura e as condições da fermentação, alteram diretamente esses aromas. Eles podem lembrar massa de pão, queijos, nozes, baunilha, fumo, chocolate e muitos outros.

Já os aromas terciários aparecem durante o envelhecimento dos vinhos em contato com as garrafas ou barricas. Eles são sinais da evolução da bebida e são valorizados por sua complexidade e profundidade. Esses cheiros podem incluir nuances de couro, terra, cogumelos, canela e frutas secas, por exemplo.

Degustação

Após a visualização e a identificação dos aromas, chega a hora de efetivamente provar os vinhos. Nessa etapa, os visitantes percebem os sabores e a textura da bebida, explorando níveis de doçura, acidez, taninos e o corpo do vinho em si. 

Outro ponto a ser levado em conta é o retrogosto – aquele sabor que fica na boca depois de beber. 

Como é feita a degustação guiada na UVVA? 

Para quem busca provar vinhos brasileiros e explorar o enoturismo na Bahia, a UVVA oferece experiências que atendem às expectativas de diferentes perfis de visitantes. 

A vinícola tem três categorias de degustação guiada: a Experiência UVVA, a Entusiasta Sincorá e a Imersão Vindima, sendo as duas primeiras harmonizadas

Experiência UVVA

Essa categoria proporciona aos visitantes um passeio de duas horas por uma das primeiras vinícolas brasileiras premiadas da Bahia, eles são guiados por um enólogo que apresenta as particularidades da região e do terroir.

Esse tour inclui uma visita aos vinhedos, onde são apresentadas informações sobre manejo das uvas, área de vinificação, além do acesso à parte técnica nas salas de tanque e cave, assegurando uma visão ampla de todo o processo de produção.

No fim da Experiência UVVA, os visitantes degustam quatro rótulos – dois brancos e dois tintos: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Cordel e Diamã.

Entusiasta Sincorá

Nesse tour, os visitantes também são acompanhados por um enólogo que apresenta o projeto, mas sem aprofundar nas áreas dos vinhedos e de vinificação. Aqui os visitantes recebem informações técnicas de manejo e passam pela cave onde os vinhos estagiam.

A experiência é finalizada com uma vista panorâmica da Serra do Sincorá, onde são degustados dois rótulos: Sauvignon Blanc e Cordel.

Imersão Vindima

A vindima é o termo usado para designar o processo de colheita das uvas das videiras para a produção de vinho. Na UVVA, ela corre apenas uma vez ao ano, em julho. 

Nesse tour, os apreciadores podem mergulhar a fundo nos processos. Ele dura o dia todo, e os visitantes têm uma experiência inesquecível com atividades que vão além dos aspectos meramente turísticos da produção do vinho.

Essa prazerosa maratona inclui todas as experiências dos demais tours e incrementa a visita técnica com uma verdadeira aula sobre vitivinicultura, com direito à participação na colheita e passagem pelas etapas iniciais da produção dos vinhos. 

A Imersão Vindima inclui, ainda, almoço especial e a degustação guiada de rótulos exclusivos na companhia do enólogo-chefe, Marcelo Petroli.

Uma experiência para além da degustação

A degustação em si já é uma bela oportunidade para provar vinhos finos e explorar o enoturismo, mas a vinícola UVVA oferece uma experiência ainda mais marcante.

A vinícola conta com o Restaurante Arenito, em que você terá a oportunidade de desfrutar de pratos elaborados pelo chef Andre Chequer, que aposta em uma culinária moderna que integra tendências globais com a identidade local.

Por lá, você poderá complementar sua degustação guiada com harmonizações especiais com os rótulos produzidos na vinícola.

A localização do restaurante adiciona um toque ainda mais especial à experiência, com uma vista panorâmica para a Serra do Sincorá, uma área de beleza natural que impressiona. 

É uma combinação inesquecível de sabores, vinhos e paisagens deslumbrantes.

Como fazer uma degustação guiada na UVVA?

Para colocar a UVVA no seu roteiro da Chapada Diamantina, é necessário realizar um agendamento prévio no site.

Durante a reserva, você poderá selecionar o tipo de experiência que deseja para sua degustação guiada, escolhendo a data e o horário que melhor se encaixam em sua agenda.

A UVVA funciona de terça a domingo, incluindo feriados. 

Acesse o site e faça sua reserva com antecedência.

Ver Todas